PM do Rio de Janeiro anuncia 2 mil vagas em novo concurso público
As inscrições para o concurso de 2023, com o intuito de recrutar 2.000 novos integrantes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, estarão abertas de 14 de junho a 12 de julho.
As regras já estão definidas em edital publicado no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira, 26 de maio. Os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos, com 10% das vagas para mulheres. Saiba mais informações!
Concurso para PM no Rio de Janeiro
O concurso para soldados da PM de 2023 é o primeiro, em quase uma década, promovido pela corporação. O último processo seletivo se deu em 2014, ocasião em que, para as 6 mil vagas, inscreveram-se mais de 100 mil candidatos.
A demora na inclusão de todos os aprovados foi causada pela grave crise econômica e financeira que o estado enfrentou especialmente na segunda metade da década passada, e mais recentemente pela pandemia de Covid-19.
”A realização desse concurso representa uma grande vitória para toda a sociedade fluminense. Conseguimos recolocar o nosso estado no caminho do desenvolvimento econômico e social. Estamos agora em condições de formar novas turmas de policiais para recompor o efetivo das forças de segurança de forma regular e planejada”, ressaltou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
“Fizemos um grande investimento na reestruturação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que, agora, está em melhores condições de formar os futuros policiais militares”, continuou ele.
Informações sobre as vagas
Atualmente, depois da conclusão do curso de soldado, chega a R$ 5.233,88 o salário bruto inicial para o policial militar no Rio de Janeiro. Após a inscrição, os candidatos se submeterão a nove etapas, que constam no regulamento do concurso.
Os candidatos aprovados devem apresentar-se à Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (DRSP) em data ainda a definir e, posteriormente, inscrever-se no Centro de Formação e Avanço de Matrículas (CFAP).
Os interessados poderão se inscrever on-line, a partir do dia 14 de junho, através do site, que inclui edital, ficha de inscrição e procedimentos necessários para a efetivação da inscrição.
Para quem não têm acesso à internet, será disponibilizado um ponto de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na DRSP (Avenida Marechal Fontenele, 2906, Jardim Sulacap, Rio de Janeiro). A taxa de inscrição é de R$ 100, o mesmo valor pago no concurso de 2014.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik