Baixou o preço! Confira os alimentos que mais tiveram queda até agosto de 2023
Nos primeiros oito meses de 2023, os ingredientes essenciais para preparar uma deliciosa alcatra assada na pressão com molho de cebola e batatas tiveram uma notável queda de preço na cidade do Rio de Janeiro. Isso de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, diversos outros alimentos também tiveram uma queda considerável em 2023. Saiba mais informações!
Alimentos tem queda no preço
A cebola lidera a lista de produtos com a maior redução de preço, com uma diminuição de 51,1% em relação ao ano anterior. Em seguida, vêm o óleo de soja (31,8%), a batata inglesa (26,2%), o filé mignon (18,6%) e a alcatra (17,6%).
Outras carnes também tiveram uma queda no valor, incluindo o contra-filé (13,6%), frango em pedaços (12,8%) e a costela bovina (10,2%). A carne de sol registrou a maior queda entre as 16 capitais pesquisadas pelo IBGE, com uma redução de 8,1%.
Os dados nacionais indicam uma retração significativa no grupo de alimentos e bebidas nos últimos três meses, com uma redução de -0,85% em agosto, principalmente devido à queda nos preços dos alimentos em casa (-1,26%). Entre eles, destacam-se a batata-inglesa (-12,92%), feijão-carioca (-8,27%), tomate (-7,91%), leite longa vida (-3,35%), frango em pedaços (-2,57%) e carnes (-1,90%).
Inflação do mês de agosto
Em geral, a inflação de agosto foi de 0,23%, abaixo das expectativas de mercado, acumulando um aumento de 3,23% no IPCA durante o ano. Um dos maiores impactos no índice geral foi o aumento na energia elétrica residencial, com um aumento de 4,59% e impacto de 0,18 ponto percentual.
Esse aumento foi atribuído ao fim da incorporação do bônus de Itaipu, que não estava mais presente em agosto, após ter sido incorporado em julho nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik