Estado do RJ registra queda no número de empresas

Um estudo do Sebrae Rio constatou que 8% das empresas que abriram no país em 2022 estão localizadas no estado do Rio de Janeiro.

O número corresponde a mais de 326,2 mil novos estabelecimentos, mas representa uma queda de 16% em relação às empresas listadas no ano anterior. Saiba mais informações!

Abertura de empresas no Rio de Janeiro

Das 3.838.063 novas empresas abertas no Brasil em 2022, 8% estão localizadas no estado do Rio de Janeiro. Entre as atividades que mais abriram empresas no ano passado estão promoção de vendas, comércio varejista de roupas e acessórios, cabeleireiro, manicure e pedicure, atividades auxiliares de transporte terrestre e fornecedores de alimentos preparados principalmente para consumo doméstico.

Em contrapartida, mais de 144,1 mil empresas foram fechadas no estado do Rio no mesmo ano. Além disso, o número de empresas abertas no ano passado no estado é 16% menor que o registrado no ano de 2021.

Já no primeiro trimestre de 2023, foram criados mais de 83,4 mil novos pequenos negócios, o que corresponde a 97% dos novos negócios do período analisado de 2022.

Principais ramos abertos na cidade

As principais atividades abertas pelo MEI foram: cabeleireiro, manicure e pedicure, promoção de vendas, e atividades de apoio ao transporte terrestre.

Em relação às microempresas, foram: atividade médica ambulatorial limitada a consultas, serviços combinados de escritório e apoio administrativo e varejo de roupas e acessórios.

As principais atividades abertas pelas pequenas empresas foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo, atividade médica ambulatorial limitada a consultas, restaurantes e afins.

“Ter o próprio negócio voltou a ser um sonho do brasileiro. É preciso criar políticas públicas e capacitar quem empreende ou quer empreender, já que os desafios são enormes. É importante que o empresário procure inovar e aprimorar seus conhecimentos em busca da sustentabilidade do seu negócio”, reforçou Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik