Preços de medicamentos vão subir em breve em Minas Gerais; veja data

Prepare-se: os preços de medicamentos vão aumentar nos próximos dias em Minas Gerais! O reajuste é anual e feito pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão regulado pela Anvisa.

Para este ano, podemos esperar o aumento de 6,8%, afetando principalmente a população de baixa renda e as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos caros. Algumas dicas para você se preparar para o aumento dos preços de medicamentos:

  • Antecipe-se ao reajuste e compre seus remédios antes de Abril;
  • Parcele suas compras;
  • Dê preferência aos genéricos, quando possível;
  • Busque por descontos e procure pelos remédios gratuitos, na Farmácia Popular.

Seguindo essas normas, é possível economizar bastante na compra de medicamentos de uso regular.

Mas, quando os preços de medicamentos vão aumentar?

Imagem de prateleiras de medicamentos
Reprodução: D.A PRESS

O prazo para os reajustes começarem é em 1º de Abril, e a expectativa é de que aumentem cerca de 6,8%, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sincofarma).

Rony Anderson Rezende, vice-presidente da Sincofarma-MG, afirma: “A expectativa nossa aqui é que o reajuste, já autorizado pela CMED e que vai ocorrer em 1º de abril venha num índice de 5,6% até 6,8%. Acredito que até essa semana já devem anunciar. Esses números vêm normalmente para repor o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado)”.

Aproveite as próximas duas semanas para aproveitar os preços reduzidos, mas saiba: embora pese no bolso, o aumento previsto é metade do valor autorizado pelo Governo Federal em 2022.

O reajuste ano passado foi de 10,89%, começando também a partir de 1º de abril. Alguns medicamentos tiveram o reajuste de 18% em todo o país. Foi o maior aumento da década.

Aproveite as próximas semanas para garantir os preços de medicamentos ainda reduzidos!