Alerta importante para brasileiros sobre a compra de ovos de Páscoa
Em 2025, os consumidores brasileiros enfrentam um aumento significativo nos preços dos ovos de chocolate, um dos produtos mais tradicionais da Páscoa. Segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os ovos de Páscoa estão 9,52% mais caros em comparação ao ano anterior. Embora essa alta seja inferior à registrada em 2024, quando os preços subiram 10,33%, o impacto acumulado nos últimos três anos é expressivo.
Além dos ovos de chocolate, outros produtos típicos da Páscoa também sofreram aumentos. O chocolate em geral teve um aumento de 27,09% neste ano, enquanto os bombons subiram 13,58%. Até mesmo o bacalhau, um item tradicionalmente consumido durante o período, registrou um aumento de 3,91% em relação ao ano passado.
Por que os preços dos ovos de páscoa estão subindo?
O aumento dos preços dos ovos de Páscoa pode ser atribuído a diversos fatores, sendo o principal deles o aumento dos custos de produção do chocolate. De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, questões climáticas afetaram a oferta mundial de cacau, elevando significativamente o preço desse insumo essencial nos últimos anos.
Outro fator que contribuiu para a alta dos preços é a valorização do cacau no mercado internacional. Em 2025, o preço do cacau em dólar aumentou 200%, atingindo a maior cotação em 50 anos. Essa elevação impacta diretamente o custo de produção dos chocolates, refletindo-se nos preços finais ao consumidor.
A indústria de chocolates tem buscado alternativas para lidar com o aumento dos custos e a consequente redução na produção de ovos de Páscoa. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) mostram que a produção de ovos caiu 22,5% em 2025, com 45 milhões de unidades fabricadas, em comparação a 58 milhões no ano anterior.
Por outro lado, a variedade de produtos que contêm chocolate aumentou significativamente. Em 2025, foram lançados 803 tipos diferentes de produtos, um aumento de 31,5% em relação a 2024. Essa diversificação pode ser uma estratégia para atrair consumidores que buscam alternativas aos tradicionais ovos de Páscoa.