Cidades históricas de Minas Gerais; saiba qual visitar
As cidades históricas para turismo mais conhecidas de Minas Gerais são, com certeza, Ouro Preto e Tiradentes. Ambas recebem milhares de turistas durante todas as épocas do ano.
São cidades com a arquitetura muito parecidas, como ladeiras com piso de pedra, casas coloniais e igrejas barrocas. Ambas também são muito importantes para a história do país, durante a Inconfidência Mineira.
Para aqueles que amam conhecer cidades históricas, as duas cidades são o destino ideal, mas qual delas é o melhor destino? Conheça um pouco sobre as cidades e faça sua decisão. Mas na dúvida, visite as duas!
Ouro Preto
A cidade foi fundada no final do século XVII e ganhou esse nome após a Independência do Brasil, quando se tornou capital da província de Minas Gerais, título que manteve até o final do século XIX. Tem uma grande importância histórica para o país, pois foi um local central durante a corrida do ouro, com a extração do metal e de pedras preciosas na região.
O estilo característico da cidade tem ruas de pedra, casarões coloniais, obras de renomados artistas mineiros, prédios tombados, igrejas centenárias, museus e muitas outras atrações.
Alguns lugares interessante para visitar na cidade são o Museu da Inconfidência, que ocupa a antiga casa da câmara e cadeia de Ouro Preto; a Mina da Passagem, uma antiga mina de ouro; a Praça Tiradentes, que fica localizada no coração de Ouro Preto; a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, considerada uma das igrejas mais belas do Brasil; e o Museu Aleijadinho, que é dedicado ao famoso escultor barroco.
Tiradentes
Tiradentes foi fundada no início do século XVIII, e sua história também está ligada ao ciclo áureo. Recebeu o nome atual em homenagem a um dos líderes da Inconfidência Mineira.
Tiradentes é um destino serrano tranquilo e acolhedor que oferece festivais culturais, boa gastronomia mineira, boas opções de hospedagem, museus, artesanato e até um passeio de locomotiva a vapor.
É interessante quando for em Tiradentes, visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, igreja considerada uma das obras-primas do barroco mineiro; o Chafariz de São José; a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, que conta com uma vista panorâmica de Tiradentes; o Museu de Sant’Ana, que fica localizado em uma antiga casa colonial; e a Largo das Forras, uma praça rodeado por casarões coloniais, onde há restaurantes e lojas de artesanato.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia