Cidades históricas de Minas Gerais são ótimos destinos

Em termos de turismo, o estado de Minas Gerais é muito procurado por pessoas de todo o país. O interior de Minas Gerais tem cidades charmosas, uma arquitetura bem característica da região e uma gastronomia deliciosa.

Elas são uma excelente opção para quem procura descanso e sossego no campo. Lá, há também atrações para todos os gostos. Confira algumas cidades históricas para conhecer em Minas Gerais!

Cidade históricas para conhecer em Minas Gerais

Mariana

Vizinha de Ouro Preto, Mariana carrega a herança de ser a primeira vila, a primeira capital e a primeira cidade planejada de Minas Gerais.

Hoje, as construções coloniais são a maior atração para os turistas. Arquitetura e história se entrelaçam e trazem um charme especial para a cidade.

Tiradentes

Tiradentes foi fundada no início do século XVIII, com o arraial de Santo Antônio do Rio das Mortes, que mais tarde passou a se chamar Arraial Velho.

Para quem mora na região ou visita Tiradentes, o Largo das Forras é um ponto de encontro repleto de restaurantes e bares. Parada obrigatória para quem está na cidade. A Câmara Municipal e o Centro Turístico encontram-se nas proximidades.

Congonhas

Congonhas é conhecida por sua rica história e conjunto arquitetônico de 12 esculturas de sabão. A cidade era uma importante parada para os passageiros que viajavam entre Ouro Preto e São João del Rei. A cidade prosperou ao longo dos anos devido à mineração de ouro e diamantes na região.

O passeio histórico por Congonhas inclui alguns dos principais atrativos turísticos, como o conjunto arquitetônico e paisagístico do santuário do Bom Jesus do Matosinhos, construído em várias etapas durante os séculos XVIII e XIX.

São João Del Rei

A cidade ganhou o nome de São João Batista e, em virtude do comércio de ouro e pedras preciosas, enriqueceu durante o ciclo do ouro em Minas Gerais.

São João del Rei possui muitos rios, que cortam sua área urbana, sendo o Rio das Mortes o principal deles. Nas proximidades da cidade, encontram-se duas grandes formações rochosas: a Serra de São José e a Serra do Lenheiro.

Diamantina

Fundada em 1831, a cidade recebeu esse nome devido à abundância de pedras preciosas encontradas na região. A cidade é conhecida por suas igrejas, museus e ruas históricas.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Pousada Pequena Tiradentes