Seu filho fica muito tempo no celular? Conheça os melhores apps para ajudar em sua alfabetização

É inegável que a tecnologia já ocupa inúmeros lugares no cotidiano de todo o mundo. Nos dias atuais, por exemplo, as crianças gostam muito de interagir com coisas como televisão, tablets ou celulares.

Apesar disso, o uso excessivo de telas pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos pequenos, logo eles devem ter um tempo determinado de uso por dia.

Para que esse tempo seja proveitoso e ajude a fortalecer a aprendizagem das crianças, são indicados alguns aplicativos didáticos, com atividades que ajudam a desenvolver as habilidades. Veja alguns exemplos deles!

Criança usando o celular
Imagem: Reprodução/FreePik

Aplicativos que ajudam na alfabetização

Por ser o período no qual as crianças aprendem a ler e escrever de maneira correta, a alfabetização merece muita atenção, sobretudo dos pais e responsáveis. Assim, foram criados vários aplicativos para ajudar nesse processo. Abaixo, segue uma lista com alguns deles.

EduEdu:

Disponível somente para o sistema Android, ele foi criado pelo Instituto ABCD e serve para auxiliar na alfabetização de crianças dos 5 aos 9 anos. Nele, há atividades indicadas para o nível de cada criança, que é determinado por meio de uma avaliação feita ao iniciar seu uso.

Papumba:

Está disponível para o sistema Android e iOS (assim como os próximos aplicativos). O aplicativo pode ser instalado gratuitamente, mas existem alguns recurso pagos. Nele se encontram jogos didáticos e super divertidos, auxiliando as crianças no desenvolvimento de suas habilidades. É indicado para a faixa etária de 2 a 7 anos.

ABC Dino:

Também gratuito, porém com recurso pagos, que custam R$ 12,99 para serem liberados. Nesse, as atividades para aprendizado também são por meio de jogos. O aplicativo conta com um personagem chamado Finn, que guiará as crianças pelas atividades.

GraphoGame:

Esse aplicativo faz parte do programa Tempo de Aprender, criado pelo Ministério da Educação; sendo assim, é totalmente gratuito. Foi desenvolvido por professores e é inspirado no modelo de um aplicativo da Finlândia. As atividades auxiliam na alfabetização e na ortografia. É recomendado para crianças de até 12 anos.

Bini ABC:

Esse aplicativo é recomendado para crianças um pouco menores, de 3 a 6 anos. Conta com jogos didáticos, que ajudam as crianças a aprender o alfabeto. É gratuito, mas com anúncios; para retirá-los, é necessário pagar R$ 6,99.

Gostou de saber sobre os aplicativos? Visite nosso site para mais dicas como essa!