Conheça Ouro Preto: a cidade histórica mais famosa de Minas Gerais
Ouro Preto fica localizada na Serra do Espinhaço, por volta de duas horas da capital mineira, Belo Horizonte, e é uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais
Quem por lá se aventura se depara com prédios barrocos, igrejas, museus, ruas de pedra e a típica hospitalidade mineira. Saiba mais informações sobre a história da cidade!
História da cidade
O desenvolvimento de Ouro Preto deveu-se principalmente ao ciclo de ouro na região. O próprio nome do local se dá pelas características do metal, que escureceu nessa área devido à camada de óxido de ferro.
O relevo montanhoso fez com que a ocupação se espalhasse pelas margens das ribeiras e pelos montes onde ficavam as minas, porém, pessoas também instalaram-se em outras zonas.
Ouro Preto chegou a ser capital da então província mineira durante o reinado de D. Pedro I, cargo que ocupou até 1897, quando o nome da província já havia mudado para estado. Foi também sede da Inconfidência Mineira, um movimento revolucionário separatista, que tinha o intuito de livrar a população dos altos impostos cobrados por Portugal.
Em 1980, Ouro Preto se tornou a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por sua história e arquitetura tão valiosas. A vila também está inscrita no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde a década de 1930.
Turismo na cidade
Entre as atrações turísticas, podemos destacar inúmeras igrejas que datam de séculos atrás. A Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais belas, sua fachada foi feita por Aleijadinho e é considerada uma obra-prima da arte barroca brasileira, além de abrigar um museu em homenagem ao escultor e arquiteto. As pinturas no interior são de autoria do Mestre Ataíde.
Para saber mais sobre a história, é interessante visitar o Museu da Inconfidência. O local apresenta todo a história da revolução. O Museu da Farmácia também é uma ótima opção. Ele fica localizado onde era o prédio da Escola de Pharmácia de Ouro Preto de 1839 e possui exemplares de animais e plantas, assim como artefatos históricos.
As minas desativadas são uma ótima atração na cidade. O local é interessante para entender como funcionava a mineração do ouro na época colonial. Duas opções para visitar são a Mina Du Veloso e a Mina Santa Rita, que proporcionam um ótima experiência, com passeios guiados por guias amigáveis.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia