Crescimento populacional inacreditável! Cidade de MG quase dobrou a população nos últimos anos

O município de Extrema, localizado no Sul de Minas Gerais, testemunhou um notável crescimento demográfico nos últimos 12 anos, conforme revelado pelos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2010, a cidade abrigava 28.599 moradores. Esse número quase dobrou em 2022, atingindo 53.482 habitantes, representando um aumento expressivo de 87%. Saiba mais informações!

Crescimento Populacional quase dobra em Extrema

Maria Antônia Esteves, superintendente do IBGE em Minas Gerais, atribuiu esse crescimento ao significativo investimento na cidade. A migração de empresas de São Paulo para Extrema, combinada com a implementação de diversas indústrias e o turismo já estabelecido na região, contribuíram para esse notável incremento populacional.

A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido um impulsionador significativo para as pessoas escolherem novas cidades para residir, segundo Maria Antônia. O fortalecimento da economia local, proporcionado por investimentos, cria oportunidades de emprego, tornando essas cidades destinos atrativos para os migrantes em busca de melhores condições de vida.

A tendência de migração também foi destacada em nível regional, com o esvaziamento do Norte de Minas e um aumento populacional significativo nas regiões Sul e Triângulo mineiro.

Esse movimento é impulsionado não apenas por fatores financeiros, mas também por considerações relacionadas à saúde e educação, refletindo a busca por ambientes que ofereçam condições abrangentes para uma vida satisfatória.

Municípios mineiros que mais cresceram

Além de Extrema, outros municípios que experimentaram notável crescimento populacional incluem Santana do Paraíso, São Sebastião do Oeste, Espírito Santo do Dourado, Itapeva, Esmeraldas, Nova Serrana e Lagoa Santa, demonstrando um fenômeno de mudança demográfica significativa em várias partes do estado de Minas Gerais.

Imagem: Reprodução/Freepik