Educação da rede pública de Porto Alegre está entre as piores do Brasil

O relatório “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, publicado pela ONG Todos Pela Educação, oferece uma análise detalhada sobre o impacto da pandemia de covid-19 na educação pública do Brasil. Baseado nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023, o estudo foca no desempenho dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio em Português e Matemática.

Os dados revelam uma recuperação parcial na qualidade do ensino público após a pandemia, mas também destacam uma tendência de queda em grandes cidades, como Porto Alegre, quando comparadas a 2019. A capital gaúcha ocupa posições preocupantes no ranking de aprendizado adequado em Português e Matemática, ficando à frente apenas de Natal e Feira de Santana.

Principais desafios enfrentados por Porto Alegre

Porto Alegre se destaca negativamente entre os 32 municípios com mais de 500 mil habitantes, especialmente no aprendizado de Português e Matemática. Apenas 5,1% dos alunos do 9º ano da rede pública municipal atingiram um desempenho satisfatório. Além disso, um quarto dos estudantes não alcançou o nível básico em Português, enquanto os números em Matemática são ainda mais alarmantes, com metade dos alunos do 9º ano apresentando aprendizado “Abaixo do Básico”.

No contexto das redes estaduais, o Rio Grande do Sul está acima da média nacional, destacando-se entre os principais estados do Brasil. No entanto, os índices de aprendizado estão em declínio em comparação a 2019, com quedas variando entre 1,7% e 10,8%. O aumento mais significativo foi observado na Matemática do 3º ano do Ensino Médio, com um crescimento de 10,8% no número de estudantes com aprendizado abaixo do básico.

O relatório também aborda as desigualdades raciais na educação pública do Brasil. Estudantes brancos tendem a apresentar níveis de “Aprendizagem Adequada” superiores aos de estudantes pretos e pardos em todas as disciplinas e séries. Essa diferença tem se ampliado ao longo dos anos, evidenciando a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas.

Os resultados do relatório “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia” indicam que, apesar de alguns avanços, ainda há desafios significativos a serem enfrentados na educação pública brasileira. A queda no desempenho dos alunos e as desigualdades raciais destacam a necessidade urgente de intervenções políticas e educacionais para garantir um aprendizado mais equitativo e eficaz para todos os estudantes.