Hospitais de Minas Gerais estão entre os melhores do Brasil; saiba quais
Recentemente, a revista norte-americana Newsweek divulgou seu ranking anual dos 100 melhores hospitais do Brasil, parte do estudo World’s Best Hospitals 2025. Este ranking é baseado em opiniões de médicos especialistas, através de uma pesquisa online, e de pacientes, por meio de questionários, além de considerar a presença de acreditação internacional. No topo da lista está o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, com um score impressionante de 98%.
Dos dez primeiros hospitais no ranking, sete estão situados em São Paulo, destacando a concentração de excelência médica na região. Minas Gerais também se destaca com 12 hospitais na lista, sendo seis deles localizados em Belo Horizonte.
O ranking da Newsweek abrange os melhores hospitais em 30 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, entre outros. A seleção dos países considera fatores como padrão de vida, expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados. Este ano, mais de 2.400 hospitais foram avaliados, com destaque para os 250 melhores do mundo.
No contexto global, sete hospitais brasileiros se destacaram. O Hospital Israelita Albert Einstein ocupa a 22ª posição mundial, seguido pelo Hospital Sírio-Libanês em 88º lugar. Outros hospitais brasileiros também aparecem na lista, demonstrando a relevância do país no cenário internacional de saúde.
Destaques de Minas Gerais
Minas Gerais, um dos estados com maior número de hospitais no ranking, possui várias instituições de renome. Confira os melhores hospitais do estado que marcaram presença no ranking:
- Santa Casa de Misericórdia de Passos (Passos) – 72.14% (16º)
- Mater Dei Hospital Santo Agostinho (Belo Horizonte) – 72.03% (17º)
- Hospital Madre Teresa (Belo Horizonte) – 71.70% (19º)
- Biocor Instituto (Belo Horizonte) – 71.25% (21º)
- Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte) – 71.07% (24º)
- Hospital Márcio Cunha (Ipatinga) – 70.93% (27º)
- Hospital Vila da Serra (Nova Lima) – 70.38% (37º)
- Hospital Santa Lúcia Hospital do Coração (Poços de Caldas) – 70.31% (38º)
- Hospital Monte Sinai (Juiz de Fora) – 70.18% (43º)
- Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (Juiz de Fora) – 69.64% (53º)
- Hospital Unimed – Unidade Contorno (Belo Horizonte) – 69.59% (56º)
- Mater Dei Hospital Contorno (Belo Horizonte) – 68.60% (67º)