Pesquisa apresenta o Rio de Janeiro como um ótimo destino para fazer compras; veja dados

A Fecomércio RJ apresentou, na última segunda-feira, 17 de abril, uma pesquisa sobre turismo internacional no estado do Rio de Janeiro para o trade turístico e autoridades ligadas ao setor.

A pesquisa foi apresentada por Otavio Leite, consultor da presidência da entidade, e João Gomes, diretor do Instituto de Pesquisas e Análises Fecomércio (IFec RJ).

Também estiveram na apresentação da pesquisa o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, representando a ministra Daniela Carneiro, e a assessora de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho. Saiba mais informações!

Como a pesquisa foi feita?

A pesquisa, cujo público-alvo era turistas estrangeiros, foi realizada no mês de março, na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, e mostrou que o Rio de Janeiro é um bom destino para quem busca férias e compras.

Durante a pesquisa, foram entrevistados 866 turistas estrangeiros, entre os dias 7 e 14 de março, respeitando a proporcionalidade do destino turístico constatado no Anuário Estatístico do Turismo 2020, ano base 2019, do Ministério do Turismo, em relação ao desembarque na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo da pesquisa foi verificar os benefícios que um programa compensatório, como o Tax Free, proporciona ao setor de comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o intuito também era verificar os indicadores de “satisfação” para entender o comportamento de compra e o perfil dos turistas que passam pelo Rio de Janeiro.

Dados da pesquisa

Na pesquisa, foi constatado que 83,4% dos entrevistados procuram o Rio para turismo, lazer e passeio. 11,3% viajam para a cidade a negócios. O tempo médio de permanência é de dez dias, com 48,9% dos turistas permanecendo no estado em média de oito a 30 dias.

A pesquisa do IFec RJ aponta que hotéis, com 64,4%, e pousadas, com 20,7%, são os meios de hospedagem mais utilizados por turistas estrangeiros. Os imóveis ou os quartos alugados por meio de plataformas digitais estão em terceiro lugar, com 17,7%. O Airbnb mostrou dominação quanto às hospedagens entre as plataformas digitais.

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Imagem: Reprodução/FreePik