Prepare o bolso! Conta de luz terá reajuste de quase 15% em Minas Gerais
Para os consumidores residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a conta de luz ficará 14,91% mais cara.
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) foi apresentada na última terça-feira, 23 de maio, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e passará a valer a partir do próximo domingo, 28 de maio. Saiba mais informações!
Aumento da conta de luz
A Cemig atende 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios de Minas Gerais. Para os consumidores de baixa tensão, como residências, empresas e propriedades rurais, o aumento médio na cobrança será de 15,55%.
Para consumidores de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shopping centers, o aumento será de 8,94%. Ao todo, o reajuste médio será de 13,27%.
Segundo a empresa, o processo de Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos. O cálculo é feito com base no investimento da distribuidora em sua área de concessão e nos custos operacionais.
Motivos para o aumento da tarifa
De acordo com a Aneel, os fatores que mais afetaram o cálculo são o custo do transporte e a compra de energia. Uma revisão periódica das tarifas é realizada a cada cinco anos, baseada nos investimentos da distribuidora, nos custos operacionais e no reajuste de outros itens tarifários.
Segundo o gerente tarifário da Cemig, Giordano Bruno Matos, os clientes residentes da empresa receberam pequenos reajustes tarifários nos últimos anos.
“Isso foi possível porque, nos últimos quatro anos, a Cemig submeteu à Aneel proposta de antecipação da devolução para os seus consumidores dos recursos levantados judicialmente em função do trânsito em julgado da ação que questionou a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/Cofins das faturas de energia”, explicou Giordano.
A empresa também informou que pretende investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição entre 2023 e 2027. Os planos incluem a construção de cerca de 3.500 quilômetros de linhas de distribuição e 136 subestações de eletricidade.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik