Ranking mostra quais são as menores cidades do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro conta com 92 munícipios. Sendo a capital a cidade de maior expansão territorial, o estado também conta com cidades com áreas super pequenas.

Em sua maioria, são cidades mais “recentes”, que se formaram há menos de 100 anos ou se emanciparam de outras cidades com uma área territorial maior. Conheça quais são as menores cidades do Rio de Janeiro em questão territorial!

Quais são as menores cidades do Rio de Janeiro

Nilópolis

Nilópolis tem 67 anos e uma área de 19.393 km², é a menor cidade do estado. Está localizado na região metropolitana da baixada Fluminense e leva o nome do presidente Nilo Peçanha. A Escola de Samba Beija-Flor é uma das maiores conquistas do município.

São João de Meriti

São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense, possui uma área de 35.216 km². Sua localização é privilegiada e estratégica, já que faz fronteira com cinco municípios: Rio de Janeiro, Caxias, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita. Já nas questões econômicas, a cidade é centrada no setor de comércio e serviços.

Mesquita

A cidade de Mesquita, que também fica localizada na Baixada Fluminense, possui um território de 39.062 km². Ela foi fundada no ano de 1999, quando ocorreu sua emancipação da cidade de Nova Iguaçu, sendo o município mais recente do estado do Rio de Janeiro.

Porto Real

Porto Real é uma cidade que contava com constante presença da Família Real e, por isso, carrega esse nome. A família costumava fazer uma parada no local, assim que chegava de Petrópolis. A cidade se emancipou em 1995 da cidade de Resende. Ela é reconhecida como a primeira colônia italiana no Brasil. No total, Porto Real ocupa uma área de 50.748 km².

Iguaba Grande

Iguabara Grande é um município localizado na Microrregião dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ela pertencia a cidade de São Pedro da Aldeia, porém acabou se emancipado no ano de 1954. A cidade conta com território total de 51.945 km².

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia