Qual é o local mais perigoso do Rio de Janeiro? Confira
A segurança no Rio de Janeiro é uma grande preocupação para os cariocas, independentemente de estarem na Zona Sul, na Zona Oeste ou em qualquer outra região. A sensação de insegurança é constante e, por isso, é necessário estar sempre vigilante.
Um relatório divulgado neste ano pela imobiliária Loft, com base em dados oficiais do Instituto de Segurança Pública do Governo do RJ de 2022, identificou os bairros do Rio com os melhores e piores índices de violência, levando em consideração fatores como homicídios, roubos, furtos e ocorrências totais. Saiba mais informações!
Local mais perigoso do Rio de Janeiro
Os bairros da Zona Oeste da cidade lideraram o ranking como os mais violentos. A região mais violenta em 2022, de acordo com os dados do ISP, foi composta pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará, que registraram o maior número de homicídios no Rio. Em seguida, estão os bairros Anil, Cidade de Deus, Curicica, Gardênia Azul, Jacarepaguá e Taquara.
No quesito roubos, a região formada pelos bairros de Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura e Quintino Bocaiúva teve o maior número de registros em 2022.
Essas regiões são caracterizadas por serem áreas mais periféricas da cidade, muitas delas dominadas pelo tráfico de drogas ou milícias. Os moradores enfrentam deficiências na infraestrutura urbana, como iluminação precária, além de contar com efetivos de segurança limitados, o que favorece o aumento da criminalidade.
Regiões mais seguras do Rio de Janeiro
Por outro lado, as regiões consideradas mais seguras do Rio de Janeiro estão localizadas principalmente na Zona Sul, com ruas bem iluminadas, presença policial, infraestrutura comercial, movimentação de pessoas e transporte. O bairro de Santa Tereza é considerado o mais seguro, com baixos registros de crimes em todas as categorias analisadas, incluindo homicídios.
Santa Tereza é um bairro histórico, com casas antigas, e abriga pontos turísticos como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e a Catedral Presbiteriana do Rio. Além disso, a região de Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal também apareceu entre as menos violentas na maioria das categorias analisadas.
Essa área é conhecida por abrigar edifícios sofisticados e caros, bem como a famosa favela do Vidigal, rodeada por montanhas e áreas preservadas de Mata Atlântica.
Essas regiões também são destinos turísticos populares, com o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas sendo atrações conhecidas. Além disso, essa área é famosa por sua cena gastronômica e vida noturna agitada, sendo considerada um dos principais polos boêmios da cidade.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik