Governo de MG pede reunião com Lula para discutir dívida do estado
O Governo de Minas Gerais solicitou uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua vista ao estado marcada para esta semana. O principal assunto do encontro, se confirmado, será a negociação do governo estadual a respeito da dívida milionária com a União.
Saiba mais detalhes.
Governo de Minas quer reunião com Lula para discutir dívida
De acordo com o vice-governador, Mateus Simões (Novo), o governo de Minas Gerais enviou um ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando um encontro com Romeu Zema (Novo) durante sua visita ao estado. Lula deve desembarcar na capital mineira na quinta-feira (8).
“O governador não só vai recebê-lo como já mandou oficialmente um pedido, apesar de a agenda não ter sido confirmada, para que ele tenha ao menos 30 minutos de conversa com o governador para a gente tratar dos temas de Belo Horizonte, da região metropolitana, mas especialmente de Minas”, disse.
Se o encontro for confirmado pelo Palácio do Planalto, o principal assunto deverá ser a tentativa de renegociação da dívida de Minas com a União, que já superou R$ 160 bilhões. Neste momento, estão sendo analisadas propostas que sejam alternativas à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Vale ressaltar que, para encontrar uma solução, o governo estadual criou dois grupos de trabalho. Um deles deverá analisar a viabilidade da proposta de federalização da Cemig, da Copasa e da Codemig. Nesse sentido, com a transferência das estatais para a União, a dívida milionária seria abatida.
Já o segundo grupo pretende atualizar os dados do Plano de Recuperação Fiscal enviado pelo governo estadual ao Ministério da Fazenda visando a adesão ao RRF. Caso a reunião seja confirmada, será a primeira vez que Lula e Zema poderão debater o assunto.
Imagem: Reprodução/Reuters