Estudo aponta que 95% dos empreendedores do Rio de Janeiro utilizam o Instagram para negócios

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas mundialmente! Principalmente com a sua mudança nos últimos anos, tem se tornado uma grande ferramenta de trabalho para empreendedores do Rio de Janeiro. 

Em um estudo feito pelo Sebrae, dados apontam que o Instagram é a rede favorita de quem empreende, contando 95% dos pequenos negócios existindo na plataforma. O Facebook vem logo atrás, com 61% de perfis de negócio, seguido pelo terceiro lugar com sites próprios, constando 28% do total. 

Mão segurando celular com Instagram na tela.
Imagem: Reprodução / FreePik

A gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, identificou que:

“Houve uma verdadeira mudança de postura tanto do empreendedor quanto do potencial cliente. A internet e a conectividade ajudaram muito com um posicionamento rápido de mercado e de novas conquistas comportamentais. Percebemos que os empreendedores que se adaptaram às novas diretrizes, conseguiram se posicionar de forma favorável e enxergaram os desafios como oportunidades”

Além do Instagram, quais as outras redes que os empreendedores usam? 

Celular com print no aplicativo WhatsApp
Imagem: Ink Drop / shutterstock.com

Abrantes continuou falando que, além do Instagram, 70% dos pequenos negócios do Rio de Janeiro optam por utilizar o WhatsApp como canal de atendimento e vendas digitais, seguido por 40% dos entrevistados utilizando as redes sociais de maneira geral. 

Raquel ainda acrescenta: 

“Após investir em inovação, 45% utilizam software de gestão e 51% personalizam produtos e serviços, pois entendem a importância do planejamento para os seus negócios. Também não podemos esquecer do queridinho do momento, o TikTok Business, que vem avançando e surpreendendo com a modalidade, com um posicionamento cheio de informações e possibilidade de negócios”.

Então, com esses dados obtidos pelo Sebrae, conseguimos perceber que a tendência de uso das redes sociais é muito forte e que deve aumentar ainda mais sua consolidação nos próximos anos. 

Por todos estarmos conectados, é muito mais fácil procurarmos pelo que precisamos nas redes, conseguindo mais variações e melhores custo-benefícios em diversos tipos de produtos. 

Você também usa o Instagram para o seu negócio? Nos conte sua experiência!