Museus de Minas Gerais que podem te mostrar muito da cultura mineira
Tanto em Belo Horizonte quanto em Ouro Preto, a antiga capital de Minas Gerais, existe um balneário de Arte, História, conhecimento e muita diversão.
Nos dois centros culturais existem belas paisagens entre as montanhas, uma boa comida típica mineira, artesanato criativo e muitas conversas.
O veículo Estado de Minas reuniu uma lista de museus com ricos acervos para visitar no feriado de Corpus Christi, nas férias de julho ou em qualquer época. Saiba quais museus visitar em Minas Gerais!
Museus para visitar em Minas Gerais
Memorial Minas Gerais Vale
O primeiro local, localizado na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, é o Memorial Minas Gerais Vale. Entre salas de exposições e salas de estar, 31 quartos estão disponíveis no prédio da antiga Secretaria da Fazenda, que foi inaugurado ao lado de Belo Horizonte em 12 de dezembro de 1897. “Esse equipamento cultural é o cartão de visitas do estado”, conta o diretor Wagner Tameirão.
Destacando o local como “o grande guardião da cultura mineira”, com acervo distribuído em três andares e mais de 56 horas de vídeo, Tameirão informa que o espaço do Instituto Cultural Vale em Minas contempla diversas regiões, com destaque para o Vale do Jequitinhonha.
Museu do Oratório
Em Ouro Preto, a primeira parada é o Museu do Oratório, que completa 25 anos em 2023, administrado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez, presidido pela empresária Ângela Gutierrez, e o principal patrocinador do Instituto Vale Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encanta os turistas com um museu localizado no cemitério da Igreja do Carmo, no centro histórico. Em 25 anos, cerca de 1,8 milhão de pessoas o visitaram. A incrível coleção de 120 oratórios e 300 pinturas dos séculos XVII a XX é dividida em subsolo, térreo e primeiro andar.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Memorial Minas Gerais Vale