Produto mineiro é eleito o melhor do Brasil
A produtora mineira, Mariana Ribeiro Teixeira, descreve seu salame como saboroso e delicado. A partir de porcos caipiras, a produção é feita no Centro-Oeste do estado, em sua fazenda em Formiga.
Muitas pessoas concordam com a descrição. Por isso, o salame mineiro foi eleito o melhor do Brasil no II Prêmio Brasil Artesanal 2023 – Delicatessen, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Saiba mais informações!
Início da produção
A charcutaria Beira Mato se encontra na propriedade dos avós maternos de Mariana, onde ela cresceu e se apaixonou por produtos defumados. Com a ajuda do irmão Felipe Ribeiro Teixeira, que estudou medicina veterinária, criam e cuidam dos porcos caipiras que são a base de todos os produtos da loja, do toucinho ao caldo de porco.
Quando iniciou o estabelecimento e reconheceu a vontade de produzir produtos embutidos. Mariana começou a estudar muito e seguiu com seu desejo, sendo muito bem-sucedida.
“Os primeiros salames que fiz na vida foram baseados em receitas que vi em muitos livros que estudo. Desde então fui entendendo qual é a porcentagem certa de sal, os melhores ingredientes para temperar, até chegar no salame de hoje. Algo saboroso e delicado, que eu gosto especialmente”, disse ela.
Salame de Minas Gerais é o melhor do Brasil
O salame da Charcutaria Beira Mato, eleita a melhor do Brasil, é composto por pedaços frescos de carne de porco caipira, sal, alho, dextrose (que serve de alimento para as bactérias durante a fermentação), sal, pimenta-do-reino e vinho branco. Além de fermentar e envelhecer por, pelo menos, dois meses.
Atualmente, o salame é vendido diretamente em Formiga, enviado para alguns estados do Brasil e também encontrado em empórios parceiros em Belo Horizonte (Roça Grande, Néctar do Cerrado e De-lá), Tiradentes e São Paulo.
Mariana decidiu enviar seus salames para a competição após ser avisada por funcionários do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que fiscalizaram a higiene do local. Percebendo que preenchia todos os requisitos, Mariana candidatou-se ainda em março.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Beira Mato