Mariana: saiba mais sobre a cidade que foi a primeira capital mineira
Para aqueles que amam história e arquitetura antiga, a cidade Mariana é o destino ideal. Ela é a única cidade colonial de Minas Gerais com traçado planejado.
Ela também foi a primeira capital de Minas Gerais e carrega verdadeiros tesouros culturais. Conheça mais sobre a cidade!
Turismo em Mariana
Mariana está entre os municípios brasileiros com maior número de monumentos históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O turista que fizer o Círculo Dourado deve reservar pelo menos um dia para visitar os museus, igrejas e casarões construídos ao longo das ruas estreitas e íngremes.
A cidade tem uma rica história e, para o turista que a visita, o dia passa muito rápido. Por esse motivo, é importante ter um plano para determinar por onde começar e o que não perder antes de partir para sua aventura nas ruas de paralelepípedos.
Pontos turísticos para visitar
Muitas das atrações ficam próximas umas das outras, como a Casa Cadeia e as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, que formam um belo e rico conjunto arquitetônico na Praça Minas Gerais.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um dos últimos exemplares da arte rococó em Minas Gerais. É de uma beleza impressionante em seu interior.
Sua estrutura traz os traços distintivos do artista plástico Francisco Xavier Carneiro, discípulo do mestre Manuel de Costa Athaíde. A igreja sofreu um incêndio em janeiro de 1999, mas foi totalmente restaurada em 2002.
Ao lado, quase em frente à Nossa Senhora do Carmo, fica a Igreja de São Francisco de Assis, que apresenta características artísticas de artistas como Manuel da Costa Athaíde, Francisco Vieira Servas e Francisco Xavier Carneiro.
O terceiro destaque do conjunto arquitetônico, a câmara e cadeira, é onde funcionavam, além do presídio, uma fundição e senzala. Atualmente o local abriga a Câmara de Vereadores de Mariana, mas está fechada para visitação por estar em reforma. Durante a operação, os turistas podem visitar a sala de exposição Antônio Pacheco Filho com obras de artistas da cidade.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Estado de Minas Gerais