Sotaque do Rio de Janeiro é o que os brasileiros mais gostariam de ter, revela pesquisa
O Rio de Janeiro lidera a lista dos sotaques desejados pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Preply, um centro de pesquisas de idiomas e plataforma online de aprendizado.
O estudo ouviu 700 brasileiros de todas as regiões do país entre os dias 19 e 25 de maio. Saiba mais informações!
Rio de Janeiro tem o sotaque mais desejado
A maioria dos participantes afirmou que, se pudessem escolher, gostariam de falar como os fluminenses, utilizando expressões como “mermão” (meu irmão) e “bróder” (brother, irmão em inglês).
Os participantes da pesquisa associaram adjetivos à forma de falar de cada estado e essas respostas serviram como base para uma pontuação de 0 a 10. Na sequência da preferência por outros sotaques estão o mineiro e o gaúcho.
A pesquisa demonstrou como o português falado no Brasil é diversificado, indo além das regras gramaticais ensinadas em sala de aula. Os diferentes sotaques, gírias e jargões regionais reforçam a identidade e senso de pertencimento dos brasileiros, além de chamar a atenção de quem os ouve de fora.
A pesquisa utilizou os oito sotaques mais mencionados em amostragens anteriores realizadas pela plataforma Preply. Foram incluídos os sotaques do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.
A amostra incluiu brasileiros de todas as regiões, proporcionalmente à população: 15% do Sul, 44% do Sudeste, 8% do Centro-Oeste, 8% do Norte e 25% do Nordeste.
Os sotaques mais marcantes do Brasil
Além de identificar os sotaques mais desejados, a pesquisa também destacou os sotaques mais marcantes. O modo de falar característico dos cariocas, com “s” chiado e vogais abertas, foi o mais reconhecido.
Em pesquisas anteriores, o sotaque carioca já foi eleito duas vezes como o “sotaque oficial” do Brasil. O sotaque gaúcho, com vogais finais prolongadas e a substituição do pronome “você” por “tu”, também tem sido bem avaliado. O sotaque paulista, com o “r” acentuado, como em “porrrta”, também já esteve no topo do ranking em outras pesquisas.
O jeito de falar dos mineiros, engolindo o final das palavras, como “café quentim” e “pãozim de queijo”, é considerado o sotaque mais charmoso do Brasil. O “mineirês”, com influências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o marcante sotaque cearense.
Os autores do estudo afirmam que as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos brasileiros e destacam o encanto da língua portuguesa.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik