Pau Grande é consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
Situado em Magé, município da Baixada Fluminense, foi conferido ao bairro de Pau Grande o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
A lei que concedeu esse título ao bairro foi sancionada pelo governador Claudio Castro (PL) na última segunda-feira, 19 de junho. Saiba mais informações!
Bairro do Rio de Janeiro ganhou título importante
O bairro de Pau Grande ficou famoso por ser o local de nascimento de Mané Garrincha, considerado um dos maiores jogadores de futebol do Brasil. O jogador faleceu no ano de 1983.
Em 2019, o ex-deputado estadual Renato Cozzolino, que atualmente ocupa o cargo de prefeito de Magé, apresentou um projeto de lei que propôs a nomeação do bairro como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
De acordo o deputado Carlos Minc, responsável por relatar o projeto, a lei tinha como propósito homenagear o jogador e dar o devido reconhecimento à relevância histórica do bairro. Em maio deste ano, o projeto foi finalmente aprovado durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
Fundamentalmente, uma vez que o bairro se torna um patrimônio a ser preservado, promovido e valorizado pelo estado, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro confere ao local uma forma de proteção.
No âmbito estadual, existe uma legislação que define como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro “os bens culturais de natureza imaterial que expressem e retratem a identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos que compõem a sociedade fluminense”.
Essa declaração como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro destaca a importância histórica e cultural de Pau Grande, reforçando o seu valor como parte integrante do patrimônio cultural do estado e incentivando sua preservação para as futuras gerações.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik