Vale deve realizar grande investimento em Minas Gerais
A Vale encontra-se atualmente em processo de licenciamento do Projeto Serpentina, um novo empreendimento de minério de ferro em Minas Gerais, com previsão de capacidade para produzir 26,5 milhões de toneladas por ano de pellet-feed base úmida.
Para alcançar essa produção, estima-se a extração de 47 milhões de toneladas anuais de minério bruto. Saiba mais informações!
Investimento da Vale em Minas Gerais
Segundo a empresa, as áreas designadas para as atividades mineradoras estão localizadas na porção norte e nordeste do estado de Minas Gerais, a aproximadamente 174 quilômetros da cidade de Belo Horizonte.
O empreendimento irá incluir os seguintes municípios: Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Morro do Pilar, Carmésia, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Itambé do Mato Dentro, Passabém, Santa Maria de Itabira, Nova Era e Antônio Dias.
Detalhes do projeto
Além da mina, que incluirá uma cava principal e 18 cavas secundárias, o projeto contará com uma unidade de tratamento de minério com capacidade para processar 47 milhões de toneladas por ano, resultando em uma produção de 26,5 milhões de toneladas por ano de pellet-feed.
Também será construído um mineroduto de 115 km para transportar o produto até o terminal ferroviário da Vale em Nova Era. Outras instalações incluirão áreas para pilhas de estéril, instalações de filtragem e estocagem de rejeitos. É importante ressaltar que o projeto não prevê o uso de barragens de rejeitos, sendo todo o rejeito filtrado e empilhado. Além disso, serão construídas instalações auxiliares.
A área em que a Vale possui 13 direitos minerários apresenta recursos minerais medidos, indicados e inferidos que totalizam cerca de 3,4 bilhões de toneladas de hematita, itabirito compacto e itabirito friável. Essa quantidade permitiria uma vida útil de mais de 70 anos para o empreendimento, considerando a escala de produção estimada.
Embora o valor do investimento e o cronograma de instalação ainda não estejam definidos, a Vale informa que está revisando o projeto. Dessa forma, detalhes adicionais sobre o investimento e o cronograma serão divulgados posteriormente, à medida que a revisão for concluída.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Vale