Importância da cachaça para o estado de Minas Gerais

A cachaça é uma bebida brasileira típica e o estado de Minas Gerais é conhecido, no Brasil e no mundo, pela tradição na sua produção. Seus sabores únicos e sua qualidade artesanal são reconhecidos internacionalmente.

Nesse sentido, descubra mais sobre a história, a produção e a tradição da cachaça para entender qual a sua importância para os mineiros.

Saiba mais.

Cachaça tem forte valor cultural e simbólico

A relação da cachaça com o estado de Minas Gerais remonta aos tempos coloniais, momento em que a cana-de-açúcar foi introduzida na região pelos portugueses. O clima tropical favorável e o solo fértil foram características do local que fizeram com que, rapidamente, se tornasse um polo na produção da bebida.

Inicialmente, a aguardente era mais consumida pelos escravos nas fazendas de açúcar do estado. Mas, com o passar do tempo, a bebida foi se tornando cada vez mais comum entre as demais camadas da sociedade, transformando-se em parte integrante da cultura dos mineiros.

Nesse sentido, a bebida adquiriu um valor cultural e simbólico em todo o país, mas, principalmente, em Minas Gerais. A aguardente passou a estar presente em festas, comemorações e momentos de descontração, passando a ser um símbolo frequente da celebração e da identidade mineira.

Cachaça e Economia

Além disso, a cachaça também é fundamental quando se pensa nos aspectos econômicos do estado. A produção da bebida movimenta o capital da região, gera postos de trabalho e fomenta o turismo local através de visitas às cachaçarias e dos festivais que possuem a aguardente como tema principal.

Lembrando que uma das marcas da bebida mineira é a diversidade de sabores e aromas que estão presentes em diferentes marcas e tipos da bebida produzidos no estado. Isso porque há diversos métodos de produção, diferentes tipos de cana-de-açúcar e também a influência do envelhecimento.

Imagem: Reprodução/g1 Piauí