Praça considerada uma das mais bonitas do Rio de Janeiro será revitalizada
Ainda neste mês de julho, deve começar a obra de revitalização da Praça Paris, que fica localizada na Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. A intervenção prevê renovações dos gradis em torno da praça, bancos e a recuperação de estátuas e monumentos.
O projeto urbanístico da praça é dos primeiros anos do século 20 e foi inspirado na capital francesa, que dá nome ao local. Conta com jardins em estilo francês, semelhantes aos do Palácio de Versalhes, e com gramados, lago e chafariz.
Saiba detalhes da revitalização.
Praça é considerada uma obra prima da Belle Époque carioca
A expectativa é que a obra de revitalização dure 2 anos e custe R$ 18 milhões. A intervenção conta com o apoio da Subprefeitura do Centro e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Além disso, o projeto será realizado pela Revitaliza Rio.
Entre as mudanças previstas, estão:
- Renovações dos gradis em torno da praça;
- Renovação dos bancos;
- Recuperação das estátuas e monumentos;
- Substituição dos letreiros de bronze;
- Poda das árvores e arbustos.
“A Praça Paris é uma das praças mais bonitas da cidade. Hoje, já temos muitas pessoas que frequentam o local e a partir dessa revitalização, certamente essa utilização vai ser ampliada, trazendo muitos benefícios também para os bairros adjacentes”, explica o subprefeito do Centro do Rio, Alberto Szafran.
A obra é parte da operação “Dias de Glória”, que deve requalificar 14 praças públicas e áreas de socialização da Glória. Lembrando que, em dezembro, a Prefeitura entregou para a população a Praça Edson Cortes, situada entre a Avenida Augusto Severo, o Largo da Glória e a Praça Paris.
A praça não possuía nome e foi batizada depois de passar por uma revitalização completa. Edson Cortes foi pioneiro das rodas de samba da área, fundador do grupo de samba Galocantô e assassinado no ano de 2018.
Imagem: Reprodução/Gabriel de Paiva