Mudança no tempo em Belo Horizonte tem relação com ciclone?
A cidade de Belo Horizonte foi surpreendida por uma chuva inesperada nesta sexta-feira, 14 de julho, o que é incomum para o mês de julho, que costuma ser seco.
A Defesa Civil informou que a quantidade de chuva até a manhã do sábado (15) pode ser quase quatro vezes maior do que a média de 5,4 mm registrada nos últimos anos. Saiba mais informações!
Ciclone tem influência na chuva?
A causa dessa chuva é um ciclone extratropical que causou estragos no Sul do país e está deixando parte do Brasil em alerta devido a fortes vendavais.
Segundo a Defesa Civil, a área de instabilidade se deslocou rapidamente pela porção central e sul de Minas Gerais em menos de dez horas, provocando ventos de intensidade moderada a forte e alterando as condições atmosféricas em Belo Horizonte e região metropolitana.
Essa alteração climática está associada ao ciclone extratropical que está atuando no Atlântico Sul. A previsão é de que as chuvas ocorram apenas nesta sexta-feira e sejam de intensidade fraca, por vezes moderada. No final de semana, espera-se um tempo nublado a parcialmente nublado.
O que é um ciclone?
Um ciclone extratropical é um tipo de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma nas regiões de latitudes médias, fora dos trópicos. Diferentemente dos ciclones tropicais, como os furacões e tufões, os ciclones extratropicais não dependem da energia térmica das águas quentes do oceano para se desenvolverem.
Esses sistemas são chamados de “extratropicais” porque geralmente se formam e se intensificam em áreas afastadas da região tropical. Os ciclones extratropicais são frequentes em latitudes médias, como as encontradas em muitas partes do hemisfério norte, incluindo Europa, América do Norte e Ásia.
Os ciclones extratropicais são conhecidos por sua grande extensão e características frontais, o que significa que estão associados a frentes meteorológicas, onde massas de ar com diferentes propriedades colidem. Essas frentes podem causar mudanças bruscas nas condições climáticas, levando a fortes ventos, chuvas intensas e até mesmo neve, dependendo da estação do ano e das condições específicas.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik