Cidade de MG está entre as mais verdes do Brasil; confira o ranking
A preservação das áreas verdes dentro dos limites urbanos está se tornando uma coisa cada vez mais importante. A arborização nas cidades tem um impacto direto na temperatura sentida pelos moradores e a conservação de matas ciliares e de espaços não cimentados ajuda a evitar enchentes facilitando o escoamento das águas.
Uma cidade do estado de Minas Gerais está entre as cidades que mais se preocupam com essa questão. Saiba mais informações!
Cidades verdes
O conceito de infraestrutura verde abrange a forma como elementos naturais se interconectam e mantêm suas funções nas áreas urbanas. Além da quantidade de áreas arborizadas, a proporção de área verde por habitante é um fator influente na qualidade de vida, pois proporciona opções de lazer sustentáveis para os moradores e contribui para a redução da poluição e do calor.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que as cidades disponham de pelo menos 18 m² de área verde por habitante.
No último Censo Demográfico realizado em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou as taxas de arborização em vias públicas nas cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. Confira as cidades mais verdes do Brasil!
Cidades mais verdes do Brasil
1. Goiânia
A capital do estado de Goiás foi reconhecida como a cidade mais verde do Brasil. Segundo o mapeamento do IBGE, sua taxa de arborização atinge impressionantes 89,3%. Além disso, a cidade oferece aos seus habitantes uma generosa extensão de 94 m² de área verde por pessoa.
2. Campinas
Campinas, no estado de São Paulo, está em segundo lugar no posto de cidade mais verde, com a taxa de arborização de 87,5%. Todavia, muito da vegetação de Mata Atlântica original da cidade foi devastado, então estima-se que restem 5% da mata nativa.
3. Belo Horizonte e Porto Alegre
No ranking, duas capitais ocupam o terceiro lugar, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), com uma taxa de arborização de 82,7%.
5. Curitiba
A cidade que durante muitos anos foi conhecida como a capital verde do país enfrentou uma queda em sua posição no ranking. O rápido crescimento urbano contribuiu para uma redução na taxa de arborização de Curitiba, que agora é de 76,1%.
Apesar desse declínio na taxa de árvores dentro do perímetro urbano, Curitiba ainda se destaca por sua generosa quantidade de áreas verdes, tendo uma média de 60 m² por habitante.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia