É mineira! Uma das maiores cachoeiras do Brasil fica em Minas Gerais

A Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais, impressiona não apenas pelos seus 273 metros de queda livre, mas também pela deslumbrante paisagem ao seu redor.

Com uma altura equivalente a um prédio de 91 andares, ela é a mais alta de Minas e a terceira mais alta do Brasil. Saiba mais informações!

Uma das maiores cachoeiras do Brasil

Situada na Serra do Cipó, a Cachoeira do Tabuleiro oferece um cenário esplêndido e o acesso ao parque é relativamente fácil e bem estruturado.

Localizada no distrito de Tabuleiro, a cachoeira fica a 18 km de Conceição do Mato Dentro, que está a cerca de 170 km de Belo Horizonte. Dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, ela é uma das “7 Maravilhas da Estrada Real” e oferece três trilhas sinalizadas: a trilha do poço da cachoeira (2,5 km), a trilha do alto da cachoeira do Tabuleiro (8 km) e a trilha do mirante (700 metros).

Como chegar?

Os aeroportos mais próximos são os de Belo Horizonte, especialmente o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves, a 140 km. Recomenda-se que, para visitar a Cachoeira do Tabuleiro, o trajeto seja feito de carro, pois o Parque está a 2,5 km do centro do distrito e não há transporte público até a portaria.

Quanto a opções de ônibus, são oferecidos pela Viação Serro 8 horários por dia entre Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro. A viagem dura aproximadamente 3h30. A partir de Conceição, há um ônibus circular para Tabuleiro em determinados dias da semana. O ingresso para a cachoeira custa R$ 10 (atualizado em janeiro de 2022) e o Parque funciona diariamente das 8h às 17h, com um limite de 200 visitantes por dia.

A parte alta da cachoeira é acessível das 8h às 9h, o poço da cachoeira até às 14h, e o mirante até às 16h. Além disso, atividades de esportes de aventura, como rapel, escalada e slackline, são permitidas com autorização prévia.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik