Cruzeiro de Alagoas: confira a história do clube “irmão” do time de Minas
O Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, do estado de Alagoas, tem o Cruzeiro de Minas como inspiração. O clube alagoano foi responsável pela formação do goleiro Dida, um dos maiores da história e pentacampeão do mundo.
Conheça a história do Esporte Clube Cruzeiro.
Clube alagoano sobreviveu até 1997 e foi refundado em 2019
O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado no dia 7 de setembro de 1983 e acabou se transformando em um símbolo de tradição na cidade de Arapiraca e na região do Agreste alagoano. A instituição foi criada pelo ex-fiscal de rendas Diógenes Peixoto em parceria com alguns colegas de trabalho e outros empresários.
Dida, um dos maiores goleiros da história e pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira, foi revelado pelo Cruzeiro de Alagoas no começo da década de 1990. O atleta permaneceu por dois anos, mas, por causa de seu grande potencial, logo foi transferido para o Vitória pelo empresário Newton Mota.
Já em 1994, começou sua trajetória no Cruzeiro de Minas Gerais, onde fez história e se tornou ídolo dos cruzeirenses. Curiosamente, em 1997, quando o Cruzeiro mineiro conquistou, com Dida atuando no gol, a Copa Libertadores pela segunda vez, o clube alagoano acabou decidindo encerrar as suas atividades.
A extinção da instituição se deu por causa da morte de Diógenes Peixoto, em fevereiro de 1995, e também devido à falta de recursos financeiros. Todavia, em 2019, ano em que o Cruzeiro de Minas se viu rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, refundou-se o Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca.
Natan Falcão, presidente do Cruzeiro de Arapiraca, explicou a escolha do novo nome. “A gente ia fundar um novo clube e, por isso, pensamos em vários nomes. Foi aí que surgiu a ideia de colocar Cruzeiro para homenagear o time de Minas e também o antigo Cruzeiro. Foi uma jogada de marketing”, afirmou.
Em 2022, o clube venceu a Segunda Divisão do Campeonato Alagoano.
Imagem: Divulgação/Assessoria Cruzeiro