Cidade de MG quebra recorde e faz o maior queijo do mundo
A cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce, quebrou novamente o recorde do maior queijo minas e do maior doce de leite do mundo, durante a 13ª Festa do Queijo.
O desafio é realizado desde 2011 e, neste ano, o queijo alcançou impressionantes 2.727 quilos. Saiba mais informações!
13ª Festa do Queijo
A festa, um dos eventos tradicionais na região, contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e outros políticos. Além do queijo gigante, a festa também apresentou outras atrações de grandes proporções, como o doce de leite, que alcançou 1.070 quilos, e a queimadinha, bebida feita de leite caramelado, produzida em um bule gigante com 1.200 litros.
A produção leiteira é a base da economia de Ipanema, cidade com aproximadamente 20 mil habitantes. A Festa do Queijo acontece anualmente, mas foi suspensa nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19.
Neste ano, os visitantes tiveram a oportunidade de comprar os produtos em barracas com produções locais, incentivando o trabalho dos produtores e oferecendo uma variedade maior de experiências gastronômicas.
História do maior queijo do mundo
A empresa Laticínios Dois Irmãos é responsável pelo maior queijo do mundo e foi fundada pelos irmãos João Batista Nascimento e José Nascimento. A marca é caracterizada como familiar e de produção artesanal, buscando a qualidade em detrimento da quantidade.
Antes de se dedicarem à produção de laticínios, os irmãos vendiam pastéis em frente a uma escola em Ipanema. No entanto, após a escola impedir que os alunos saíssem para comprar os alimentos, eles precisaram buscar outra fonte de renda.
Com um dos irmãos já tendo experiência em produção de laticínios, eles começaram a produzir artesanalmente em casa, iniciando um negócio que se tornou uma tradição local e mundialmente reconhecida.
O queijo gigante foi feito com 28 mil litros de leite, 400 quilos de sal, coalho e fermento, e contou com a participação de 15 profissionais em um processo de 10 horas de trabalho, seguido por cinco dias de resfriamento em uma empresa de laticínios.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik