Fonte da juventude em Minas Gerais? Saiba mais sobre famosa cidade do estado

Você conhece a lenda da fonte da eterna juventude? A história surgiu na cidade de Araxá, localizada no Triângulo Mineiro. Sua origem se dá ainda no século 17, quando havia exploração de ouro no estado de Minas Gerais.

Saiba mais detalhes sobre essa famosa cidade mineira e conheça um dos seus principais pontos turísticos.

Fonte da juventude em Minas Gerais possui origem e composição especiais

Desde o século 17, o município de Araxá, no Triângulo Mineiro, é conhecido por abrigar águas com imenso poder medicinal. Mas a lenda da fonte da juventude surgiu por causa de uma moradora de 60 anos que conservava expressiva beleza. Por isso, ela era chamada de bruxa, cortesã e até divindade.

Essa mulher era Dona Beja, que acabou sofrendo com o preconceito da sociedade mineira, que era bastante conservadora. Para se vingar desses moradores preconceituosos, construiu um bordel, onde poderia escolher com quais homens gostaria de dormir em troca de dinheiro, joias e também favores.

Com o estabelecimento, conseguiu guardar uma fortuna e alimentou, com o passar dos anos, a história das águas milagrosas da cidade, responsáveis por levar muitos turistas até lá. Hoje, ela dá nome a uma fonte de águas no Grande Hotel e Termas de Araxá, um dos principais pontos turísticos do município.

O hotel foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e grandes figuras políticas foram visitá-lo, como o então presidente Getúlio Vargas e o governador de estado Benedito Valadares. O prédio grandioso possui 9 pisos, 27 metros de altura e salões que são referências ao período colonial brasileiro.

Vale ressaltar que as águas sulforosas de Araxá possuem origem vulcânica, apresentando temperaturas elevadas e grande concentração de minérios e enxofre. Por outro lado, as águas radioativas possuem radônio. É essa combinação que proporciona as suas propriedades terapêuticas e benefícios para a saúde.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Araxá