Governo confirma que RJ irá produzir navios após plano de investimento
Na última quinta-feira, 10 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o estado do Rio de Janeiro voltará com a produção de navios, após a Petrobras apresentar um novo plano de investimento.
Durante um evento no Rio de Janeiro, em conjunto com o governador do estado, Cláudio Castro, e o prefeito da capital, Eduardo Paes, Lula declarou: “O Rio vai voltar a fazer navios porque a Petrobras vai anunciar um plano de investimento”. Saiba mais informações!
Presidente defendia a volta da produção de navios no Brasil
A revitalização da indústria naval brasileira é uma bandeira que Lula tem defendido desde as eleições. A Petrobras tem dado indícios públicos de uma maior colaboração com fornecedores locais, buscando impulsionar as contratações no país.
A estatal planeja divulgar um novo plano de negócios no final deste ano, o primeiro sob a liderança do CEO Jean Paul Prates, que assumiu o cargo em janeiro, indicado pelo presidente. O novo Plano Estratégico 2024-2028 delineará os passos futuros da empresa, conforme a gestão do novo governo.
Trabalhos devem ter início no primeiro semestre de 2024
Nesse contexto, Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, a subsidiária de transportes e logística da Petrobras, expressou esta semana sua intenção de lançar uma licitação para a construção de embarcações para a estatal no primeiro semestre de 2024.
Em maio, durante sua posse, Bacci havia antecipado que a empresa retomaria a construção de navios em estaleiros brasileiros. Ele também mencionou a formação de um grupo de estudos para desenvolver um programa detalhado nesse sentido, que abrangeria demandas de embarcações, estaleiros potenciais e os custos envolvidos.
Bacci esclareceu que a Transpetro está em contato com a Petrobras com o intuito de definir a natureza e a quantidade de navios que serão incorporados à licitação. Com esses movimentos estratégicos, a perspectiva de uma nova fase de produção de navios no Rio de Janeiro ganha cada vez mais substância.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik