“Woodstock mineiro”? Evento realizado em 1975 trouxe renomados artistas para MG; relembre

Em 1975, aconteceu um festival de música em Belo Horizonte que ficou conhecido como “Woodstock mineiro”. O evento durou três dias e contou com apresentações de artistas hoje renomados, mas que, na época, ainda eram pouco conhecidos. Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Fagner foram alguns nomes.

Saiba mais detalhes sobre a primeira edição do Camping Pop de Inverno de Minas Gerais, que aconteceu no Serra Verde Camping Club.

Os Mutantes, Os Novos Baianos e Lô Borges também foram ao festival

Entre os dias 25 e 28 de julho de 1975, aconteceu a primeira edição do Camping Pop de Inverno de Minas Gerais. Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fagner, Os Mutantes, Os Novos Baianos e Lô Borges foram alguns artistas convidados para o evento, que ficou conhecido como o “Woodstock mineiro”.

O festival foi mais uma tentativa de replicar o famoso Woodstock em solo brasileiro, no contexto do auge da repressão e da censura impostas pela ditadura militar. Essa era a época dos eventos musicais, que foram responsáveis pela revelação de nomes importantes da Música Popular Brasileira e do rock nacional.

O espaço em que o festival mineiro aconteceu foi o Serra Verde Camping Club, situado ao lado do antigo Hipódromo de Belo Horizonte, onde hoje fica a Cidade Administrativa da capital. Diferentemente do Woodstock, o evento era mais luxuoso, contrastando com o estilo mais rústico do festival americano.

No primeiro dia, os shows foram da banda Os Mutantes, já sem Rita Lee, e do Novos Baianos, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de cantor. No segundo dia, a apresentação foi em dupla, com Fagner e Ney Matogrosso. No mesmo dia, Caetano Veloso também se apresentou no festival de música.

Cerca de duas mil pessoas foram acompanhar a primeira edição do festival, que aconteceu de novo em 1977.

Imagem: Reprodução/Reuters