Pará passa MG e toma topo do ranking em avistamento de OVNIs; confira mais
Mesmo com tantos casos envolvendo objetos voadores não identificados (OVNIs), o estado de Minas Gerais não aparece na primeira colocação entre aqueles com mais avistamentos registrados no país. Por causa da Operação Pratos, que ocorreu no ano de 1977, o Pará é que aparece em destaque no ranking.
Saiba mais detalhes sobre OVNIs no Brasil e veja qual a posição de Minas Gerais no ranking de registros desses objetos.
Estado de Minas Gerais é o quinto com mais registros de OVNIs no país
No Brasil, entre 1952 e 2019, a Aeronáutica identificou 811 objetos voadores não identificados (OVNIs), que estão disponíveis para consulta. O estado do Pará aparece na liderança, com 137 registros, seguido do Distrito Federal e de São Paulo.
Já Minas Gerais está na quinta posição, com 49 avistamentos oficiais. Lembrando que, mesmo não sendo o líder do ranking, o estado de Minas Gerais é conhecido por muitos casos famosos, como São Thomé das Letras, Aiuruoca e Varginha.
Essa reunião de dados é possível, pois os militares estão sempre registrando esses objetos, tendo inclusive um formulário para que o registro seja feito por aqueles que observarem um OVNI. Através dele, é possível saber se foi apenas um avistamento ou um contato direto e até mesmo se ele se movia e como era a movimentação.
Apesar da oportunidade de registrar esses fenômenos, assim que o formulário é enviado, já é despachado sem passar por nenhuma investigação. Esse tipo de objeto, geralmente, é avistado por pilotos ou então por aquelas pessoas que já possuem algum conhecimento a respeito do assunto.
Operação Pratos
O Pará é conhecido pela Operação Pratos, que ocorreu em 1977, quando, durante dois meses, foram avistados diversos desses objetos na cidade de Colares. Esse foi o único caso brasileiro que foi investigado pelas autoridades por causa da sua agressividade, já que houve relatos de mortos e feridos na época.
Imagem: Reprodução/Freepik