3 das 30 maiores redes varejistas do Brasil são de MG; veja quais

O panorama do varejo brasileiro ganha destaque com a presença de três empresas mineiras entre as trinta maiores do setor, de acordo com o recente ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Encabeçando essa representação, os Supermercados BH se destacam como a rede mineira mais bem colocada, ocupando a 13ª posição do Top 15 de 2022. Saiba mais informações!

As maiores redes varejistas mineiras

É importante ressaltar que a empresa já figurava entre as 15 melhores em 2021, embora duas posições abaixo da atual. No decorrer do último ano, a rede, especializada em atacarejo e conveniência, alcançou um volume de vendas de aproximadamente R$ 14,012 bilhões, o que equivale a um crescimento notável de 26% em comparação com o ano anterior.

Conforme o levantamento conduzido pela SBVC, a rede Supermercados BH contava com 262 lojas no ano passado, demonstrando um incremento de 8% em relação a 2021, quando possuía 243 unidades.

A varejista Mart Minas também é digna de nota, pois foi a empresa do estado que mais avançou nos dois rankings consecutivos, saltando da 32ª para a 22ª posição.

A rede registrou vendas no valor de R$ 8,322 bilhões no ano passado, uma impressionante alta de 56% em comparação com os R$ 5,351 bilhões de 2021. Além disso, o número de lojas da rede aumentou de 50 para 70 no período, um crescimento significativo de 40%.

No entanto, a Rede Smart Supermercados experimentou uma queda no ranking nacional da SBVC, passando da 22ª para a 26ª posição. A empresa também viu seu número de unidades diminuir, passando de 612, em 2021, para 536, no ano passado. Apesar disso, a companhia alcançou vendas no valor de R$ 7,8 bilhões em 2022, representando um aumento de 11% em relação aos R$ 7 bilhões do ano anterior.

Os maiores varejistas do Brasil

A nível nacional, o cenário do top cinco do varejo brasileiro permanece inalterado. O Grupo Carrefour Brasil lidera com R$ 108,052 bilhões em vendas, seguido pela rede Assaí (R$ 59,684 bilhões), Magazine Luiza (R$ 44,712 bilhões), Via (R$ 39,026 bilhões) e Americanas (R$ 34,417 bilhões).

O êxito das empresas mineiras no ranking ressalta a importância e o dinamismo do setor no estado, impulsionando o comércio e a economia locais.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Supermercados BH