Fiscais do Detro-RJ terão suas rotinas gravadas na fiscalização de ônibus e vans
Desde a última segunda-feira, 21 de agosto, os fiscais do Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) deram início à utilização de câmeras portáteis integradas aos coletes.
As câmeras serão usadas durante suas operações diárias de fiscalização em ônibus e vans que circulam pelo estado. Saiba mais informações!
Fiscais do Detro-RJ usarão câmeras durante operações
Essa implementação do sistema de monitoramento contará com 98 equipamentos, os quais não apenas gravarão a rotina dos agentes, mas também possibilitarão a visualização ao vivo, a captação de áudio e a identificação da localização das equipes. Todos os fiscais em atividade de rua estarão equipados com essas câmeras.
Antes de serem enviados para as operações, os agentes receberam orientações detalhadas sobre o funcionamento desses novos equipamentos e foram devidamente treinados para operá-los com eficiência. As imagens capturadas serão transmitidas em tempo real e terão possibilidade de serem armazenadas através de uma central de monitoramento do próprio órgão.
Leonardo Matias, presidente do Detro-RJ, ressaltou que as imagens obtidas por meio dessas câmeras trazem uma comprovação concreta tanto para os agentes quanto para os cidadãos, validando as condutas realizadas durante as atividades de fiscalização e de rotina.
Decreto estadual
A adoção desse sistema está em conformidade com o decreto estadual 47.532/21, que estabelece os protocolos para o uso de câmeras portáteis em órgãos de segurança pública e fiscalização do estado. Além de promover maior transparência nas ações, o registro em vídeo pode desencorajar situações conflituosas, já que as pessoas estarão cientes de que estão sob monitoramento.
Em acordo com o decreto, os registros obtidos por essas câmeras serão armazenados por pelo menos um ano, possibilitando que as autoridades consultem o material sempre que necessário para averiguar determinadas ocorrências ou investigações.
Esse avanço tecnológico não apenas reforça a integridade e eficácia das operações de fiscalização, mas também contribui para um ambiente mais seguro e transparente para todos os envolvidos.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Detro-RJ