Novas bases do SAMU são entregues no Rio de Janeiro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), está sendo sendo significativamente fortalecido pelo governo do estado do Rio de Janeiro.
Nos últimos dias, mais duas bases do SAMU Capital foram inauguradas, uma localizada no terreno da Rio Farmes, no Centro do Rio, e a outra ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Cruz, na Zona Oeste.
Abertura de novas bases do SAMU no RJ
Além disso, estão previstas a abertura de mais três instalações ainda nesta semana: uma em Irajá (Ceasa), na Zona Norte do Rio, e outras duas em Sepetiba e Guaratiba, na Zona Oeste. Com essas adições, a SES-RJ disponibiliza agora a 22ª base descentralizada do SAMU para atender à população, em pouco mais de um ano, com um objetivo claro de chegar a um total de 40 unidades.
O governador em exercício, Thiago Pampolha (União Brasil), durante sua visita a Santa Cruz, destacou o compromisso de transformar o SAMU do Rio de Janeiro no melhor do país, ressaltando que o estado é o único no Brasil a gerenciar esse serviço em sua capital.
O programa visa ampliar a capacidade de atendimento do SAMU Capital, reduzindo significativamente o tempo de resposta nos atendimentos de emergência e contribuindo para aliviar a carga de hospitais na região.
Unidades vão operar por 24 horas
As unidades descentralizadas operam 24 horas por dia e contam com um efetivo de 11 médicos disponíveis na central de regulação, que analisam todas as ocorrências. Atualmente, o SAMU possui uma frota de 60 ambulâncias e 30 motolâncias, número que será aumentado com a adição de mais 15 veículos ainda este ano.
Os números impressionantes do SAMU do Rio de Janeiro mostram o sucesso das bases descentralizadas e do programa “SAMU 100% RJ”. Em 2023, já foram realizados mais de 124 mil atendimentos, representando um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
Além disso, as motolâncias têm desempenhado um papel crucial na agilidade dos atendimentos, realizando mais de 23 mil ocorrências desde o início de sua operação em 2021. Esses veículos ágeis são especialmente valiosos em casos de emergência, onde a rapidez do atendimento pode ser determinante para salvar vidas.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Sete Lagoas