Favela 3D: Governo de MG irá beneficiar 150 famílias com novo projeto
Na última segunda-feira (4), o Termo de Cooperação para implantação do Projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida foi assinado pelo governo de Minas Gerais, o Instituto Gerando Falcões e a Prefeitura de Ribeirão das Neves. A ideia é implementar o projeto-piloto no bairro Jardim Alvorada.
Saiba mais detalhes sobre o Favela 3D, que começará a ser implementado no estado de Minas Gerais, mas que deve se expandir para outros cantos do país.
Expectativa do projeto Favela 3D é prestar assistência integral aos que forem beneficiados
O projeto-piloto deve beneficiar 150 famílias, oferecendo qualificação para vagas de trabalho, melhorias nas condições de moradia e ainda possibilitando o acesso aos serviços de educação e saúde e infraestrutura de qualidade. A implantação será em uma comunidade de Ribeirão das Neves, em Minas.
O município foi escolhido por causa do contexto de vulnerabilidade social em que está inserido. Ribeirão das Neves é uma das cidades com maior população em áreas de risco.
Para desenvolver o projeto Favela 3D, a primeira etapa será um estudo técnico dos setores de educação, infraestrutura, mobilidade, acesso à água e também energia.
Só a partir desse diagnóstico é que serão criadas as melhores soluções para os problemas sociais da região mineira, pensando em interromper o ciclo de pobreza e transformar o bairro. Moradia Digna, Urbanismo, Inclusão Produtiva e Geração de Renda são alguns eixos de trabalho que estão previstos.
Elizabeth Jucá, secretária de estado de Desenvolvimento Social, afirmou que Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a desenvolver esse novo projeto. Além disso, segundo ela, a assistência prestada será integral.
“Vai da primeira infância à empregabilidade, passando pela saúde, educação, capacitação e questões urbanas. Temos muito a aprender porque Minas apresenta diversas realidades. Queremos chegar em todos os lugares do estado com essa metodologia. Nosso sonho é grande”, explicou.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Imprensa MG