Saraiva encerra todas as livrarias físicas e realiza demissão em massa; RJ informava dívidas de R$ 675 milhões
A rede de livrarias Saraiva tomou uma medida drástica ao dispensar todos os funcionários de suas lojas físicas, encerrando suas operações presenciais no dia 20 de setembro.
Essa decisão implica que a venda de livros e produtos eletrônicos agora será realizada exclusivamente no formato online, de acordo com informações apuradas pelo jornal O Globo. Saiba mais informações!
Saraiva fecha todas as lojas físicas
Nos últimos anos, a Saraiva vinha reduzindo o número de suas unidades físicas. Desde junho deste ano, pelo menos 30 lojas foram fechadas e, até então, restavam apenas cinco livrarias físicas: quatro em São Paulo e uma em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
A demissão em massa ocorreu pouco antes de uma assembleia que votaria uma mudança societária no negócio, transformando ações preferenciais (sem voto) em ações ordinárias (com voto).
Dificuldades da empresa nos últimos anos
A Saraiva, que competia com a Livraria Cultura, ganhou destaque no mercado literário com suas megastores. Além dos livros, a rede também se dedicou à venda de produtos eletrônicos, acompanhando as tendências do mercado nas últimas décadas.
Entretanto, a Saraiva enfrentava dificuldades financeiras há pelo menos cinco anos, quando entrou em recuperação judicial, declarando dívidas de mais de R$ 675 milhões para mais de mil credores. Mesmo durante a pandemia, as vendas no comércio eletrônico não conseguiram atingir os níveis esperados. Como resultado, a rede teve que fechar metade de suas livrarias abertas no início de 2020.
Em 2023, os resultados trimestrais da Saraiva revelaram uma receita física de apenas R$ 7,2 milhões, em comparação com R$ 128 mil em vendas online. Com um faturamento fraco e baixos lucros, a empresa se afundou ainda mais em dívidas, e surgiram denúncias de que os funcionários não estavam recebendo seus pagamentos rescisórios adequadamente.
Essa situação coloca em evidência os desafios enfrentados pelas livrarias físicas diante das mudanças nos hábitos de consumo e o crescimento das vendas online. Além disso, há preocupações quanto ao tratamento adequado dos funcionários dispensados pela Saraiva.
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Imagem: Divulgação/Saraiva