Trump afirma que distribuição da vacina contra a Covid-19 começa semana que vem nos EUA

O presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump anunciou que a distribuição da vacina COVID-19 terá início já na próxima semana. Existem várias marcas de vacinas que são 90 por cento eficazes ou mais que estão prontas para uso.

“O mundo inteiro está sofrendo e estamos mudando de posição”, disse Trump. “E a vacina será entregue na próxima semana ou na próxima semana.”

O anúncio foi feito enquanto Trump entregava uma mensagem especial de Ação de Graças às tropas americanas no exterior por teleconferência. Trump observou que os trabalhadores da linha de frente, médicos e idosos serão os primeiros a receber a vacina.

Trump também argumentou que seu oponente, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, não deveria ser creditado com a vacina, que ele descreveu como um “milagre médico”. Trump então voltou a discutir a fraude nas eleições presidenciais de 2020 nos EUA.

“Joe Biden falhou com a gripe suína, H1N1, falhou miseravelmente com a gripe suína”, disse Trump. “Não o deixe levar o crédito pela vacina, porque a vacina sou eu e eu pressiono as pessoas com mais força do que antes e nós obtivemos essa aprovação e ninguém nunca viu nada parecido.”

Os comentários de Trump acontecerão antes de uma reunião de 10 de dezembro, na qual os reguladores da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos analisarão o pedido da Pfizer de autorização de uso emergencial para sua vacina desenvolvida com a BioNTech.

Os dados de teste mais recentes para as vacinas Pfizer e BioNTech, que foram lançadas no início de novembro, mostram 95 por cento de eficácia. A Pfizer planeja produzir 50 milhões de doses de vacina ainda em 2020 e 1,3 bilhão de doses até 2021.

Se o FDA aprovar a vacina Pfizer para uso emergencial, ela provavelmente estará disponível primeiro para os profissionais de saúde e idosos, ainda este ano.

Eficácia

Além de Pzifer, Moderna disse que a vacina foi 94,5 por cento eficaz na prevenção de COVID-19. A Moderna, parte do programa Operation Warp Speed, espera produzir cerca de 20 milhões de doses de vacina para os EUA até 2020, milhões das quais já foram fabricadas e prontas para serem enviadas se receber autorização do FDA.

A AstraZeneca também relatou resultados preliminares mostrando a eficácia da vacina na faixa de 62% a 90%, dependendo do número de doses administradas.