Aeroporto de Belo Horizonte faz sua parte e recebe grande prêmio nacional
O Ministério dos Transportes do Governo Federal revelou os vencedores do prestigioso Prêmio Via Viva 2023, reconhecendo onze concessionárias de transporte por suas notáveis práticas de gestão focadas no desenvolvimento sustentável nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário.
Os premiados foram anunciados durante o encerramento do 7º Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva, ocorrido no dia 8 de novembro. Saiba mais informações!
Prêmio Via Viva 2023
O seminário, que teve como tema “Transição Ecológica na Infraestrutura de Transportes”, reuniu especialistas do setor público e privado, acadêmicos e representantes da sociedade civil para discutir questões cruciais, como descarbonização, transição energética, resiliência da infraestrutura de transportes terrestres e sustentabilidade ambiental.
As discussões estavam alinhadas com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que estabelece diretrizes para a transição ecológica e o combate às mudanças climáticas, priorizando também a justiça social e a geração de emprego e renda.
Além do evento, o lançamento do livro digital Via Viva 2023 marcou o segundo dia do seminário, compilando os melhores trabalhos técnico-científicos sobre rodovias e ferrovias.
Aeroporto de Belo Horizonte está entre vencedores
Os vencedores do Prêmio Via Viva foram selecionados com base no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que avalia a eficácia e a qualidade das práticas socioambientais adotadas pelas empresas. Na categoria Aeroportuária, os ganhadores foram:
Classe I (abaixo de 200 mil passageiros ao ano)
- Macaé Airport – Zurich Airport Brasil.
Classe II (200 mil a 1 milhão de passageiros ao ano)
- Porto Velho Airport – VINCI Airports;
- Boa Vista Airport – VINCI Airports.
Classe III (1 a 5 milhões de passageiros ao ano)
- Floripa Airport – Zurich Airport Brasil.
Classe IV (mais de 5 milhões de passageiros ao ano)
- Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – BH Airport.
Imagem: Reprodução/Freepik