Calor extremo vira preocupação para o Governo de Minas Gerais
Minas Gerais enfrenta um período de elevadas temperaturas, com a possibilidade de um aumento de até 5 °C em todas as cidades do estado até a próxima sexta-feira, dia 17 de novembro.
Em Belo Horizonte, por exemplo, a segunda-feira, dia 13, atingiu a segunda temperatura mais alta do ano, alcançando 37,3 °C. Saiba mais informações!
Onda de calor traz preocupações
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) expressa preocupação com o forte calor e destaca a importância de precauções.
Embora até o momento não tenha havido um aumento significativo nas visitas aos hospitais devido a problemas como desidratação e insolação, o secretário de estado de Saúde, Fábio Bacheretti, ressalta que o calor intenso pode ser prejudicial, especialmente para crianças e idosos. Ele alerta para o aumento de casos de diarreias, especialmente entre as crianças, tornando crucial a atenção nesse período.
A SES-MG já está tomando medidas preventivas, incluindo a capacitação de equipes de saúde e campanhas de hidratação. Bacheretti destaca a importância de manter-se hidratado como uma medida fundamental para reduzir os riscos de complicações causadas pelo calor.
Ações da prefeitura durante onda de calor
A capital, Belo Horizonte, que registrou a segunda temperatura mais alta do ano, está atenta aos desafios impostos pelo calor intenso.
A prefeitura assegura que as equipes de saúde estão mobilizadas para enfrentar essa onda de calor, com centros de saúde e UPAs prontos para atender a população, mantendo estoques abastecidos de medicamentos e insumos para casos de desidratação e exposição prolongada às altas temperaturas.
Crianças e idosos são destacados como grupos mais vulneráveis, recebendo atenção especial para prevenir complicações associadas à desidratação. O alerta se estende à população em geral, recomendando cuidados e atenção aos sintomas, com busca por atendimento médico em casos de necessidade.
Imagem: Reprodução/Freepik