Mesmo com onda de calor, cidades de MG aparecem entre as mais frias do Brasil

A madrugada da última segunda-feira, dia 13 de setembro, surpreendeu com temperaturas frias em pelo menos quatro cidades das regiões do Jequitinhonha e Sul de Minas.

Mesmo diante de uma nova onda de calor, que se estende até sexta-feira (17), o estado apresentou a menor temperatura do país até às 8h, registrada em Águas Vermelhas. Saiba mais informações!

Cidades de Minas registram baixas temperaturas durante onda de calor

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outras localidades como Monte Verde, Caldas e Maria da Fé também experimentaram temperaturas abaixo de 15 °C durante o mesmo período. Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, e Campos do Jordão, em São Paulo, também figuraram entre as mais frias.

O ranking completo das temperaturas matinais é o seguinte:

  1. Águas Vermelhas (MG): 13,3°C;
  2. Monte Verde (MG): 13,8°C;
  3. Bom Jardim da Serra (SC): 14,3°C;
  4. Caldas (MG): 14,5°C;
  5. Maria da Fé (MG): 14,7°C;
  6. Campos do Jordão (SP): 14,9°C.

Calor em Minas Gerais

No entanto, Minas Gerais teve duas cidades entre as mais quentes do Brasil no domingo anterior. Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e Unaí, na região Noroeste do estado, alcançaram a temperatura máxima de 41,6 °C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão emitiu alertas de onda de calor para o estado, cobrindo 813 municípios, o que corresponde a 95% das cidades mineiras. Essa previsão indica um aumento de temperatura de até 5 °C acima da média, com termômetros podendo ultrapassar os 40 °C em diversas áreas durante os próximos dias.

Imagem: Reprodução/Freepik