Dieese revela que salários da rede municipal RJ perderam mais de 24% do seu valor
O Dieese divulgou recentemente um novo estudo que traz muitas revelações sobre a evolução dos salários na rede municipal do Rio de Janeiro. O estudo divulgado aponta para a necessidade urgente de um reajuste significativo para compensar as perdas acumuladas nos últimos anos. Saiba mais informações!
Salário perde valor no RJ
O estudo realizado pela Dieese utiliza como referência os vencimentos básicos vigentes em 1º de março de 2019, marcando o penúltimo reajuste salarial da categoria.
Ao comparar a evolução dos vencimentos da rede municipal com a variação da inflação medida pelo INPC-IBGE e IPC-IBGE no período de 1º de março de 2019 a 31 de outubro de 2023, o Dieese identifica uma discrepância preocupante. Enquanto a inflação registrou um aumento de 31,29% (INPC-IBGE) e 30,71% (IPC-IBGE), os salários foram reajustados em apenas 5,35%.
Reajustes salariais são necessários
Os resultados do estudo indicam que, para restaurar o poder de compra dos salários ao nível de 1º de março de 2019, seria necessário um reajuste de 24,62% conforme o INPC-IBGE e de 24,07% de acordo com o IPCA-IBGE, sobre os vencimentos de outubro deste ano.
Essa disparidade evidencia uma defasagem significativa e reforça a necessidade de medidas para reverter a perda de poder aquisitivo dos trabalhadores da rede municipal.
Diante desses dados, o estudo do Dieese destaca a importância de uma revisão salarial substancial para garantir a justiça econômica e a qualidade de vida dos profissionais que compõem a rede municipal do Rio de Janeiro, enfatizando a urgência de ações para equilibrar essa disparidade salarial acumulada ao longo do tempo.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik