Por que levar água em shows é proibido? Entenda polêmica após morte de fã de Taylor Swift no RJ
A cantora americana Taylor Swift chegou no Brasil pela primeira vez com uma turnê aberta, a The Eras Tour, muito aguardada por seus fãs. Mas o que era para ser um momento de alegria para os admiradores da cantora se tornou em um momento de traumas e confusões. Saiba mais informações sobre a situação ocorrida no show da artista!
Show de Taylor Swift termina em grande tragédia
O primeiro show da turnê de Taylor Swift no Brasil, aguardado com grande expectativa pelos fãs da cantora, ocorreu na sexta-feira, 17 de novembro, no Estádio Olímpico Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro.
Entretanto, a cidade, assim como o restante do país, enfrentou uma intensa onda de calor, causando vários problemas para os fãs, que passaram o dia todo na fila para entrar no estádio. Além do calor excessivo enfrentado pelos fãs, a entrada de água e comida no estádio foi proibida pela organização do evento. Dentro do estádio, um copo de água estava sendo vendido por R$8,00.
Todos esses acontecimentos resultaram na morte de Ana Clara Benevides, estudante de psicologia e fã da cantora. Ana estava na fila desde as 11h e aguardou até as 19:30h para o início do show. Durante a segunda música, Ana Clara desmaiou e foi levada para o posto de atendimento, onde sofreu uma parada cardíaca. Houve tentativas de reanimação, mas sem sucesso.
A causa da morte de Ana não foi imediatamente determinada, sendo necessário realizar exames para compreender as circunstâncias dessa fatalidade. No entanto, o laudo do IML aponta uma atenção maior para a exposição excessiva ao calor. Além da morte de Ana, mais de 1000 pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico durante o evento.
Proibição de água nos shows
A proibição da entrada de água em shows, comum no Brasil e em outros países, visa garantir a segurança do artista e do público, conforme regulações do Procon. Mara Natacci, advogada especializada em entretenimento, destaca a proibição de itens arremessáveis e perigosos, como garrafas de água, por questões de saúde e segurança pública.
A lista de restrições inclui embalagens rígidas, utensílios, cadeiras, capacetes, armas e objetos pontiagudos. O site da turnê da cantora detalhava proibições, como alimentos e aerossóis.
Em resposta à tragédia de Ana Clara, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a entrada de garrafas pessoais com água nos eventos, com disponibilidade gratuita de água nos shows. A produtora, após o incidente, permitiu a entrada com garrafas e copos lacrados.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Intagram