Eleições 2024: Quem são os possíveis candidatos à prefeito do Rio de Janeiro?

Seis potenciais candidatos estão na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024. Os partidos estão atualmente negociando alianças políticas, e o cenário pode evoluir antes do pleito.

O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) planeja buscar a reeleição com o respaldo do presidente Lula (PT). O governador do estado, Cláudio Castro (PL), apoia a candidatura do deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Cenário Eleitoral para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024: Principais Pré-Candidatos e Suas Trajetórias

Novo e PCdoB anunciaram seus pré-candidatos: o vereador Pedro Duarte é a escolha do Novo, enquanto a deputada estadual Dani Balbi é a indicada pelo PCdoB.

Outro nome cogitado, o general Walter Braga Netto, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro enfrentarão o primeiro turno das eleições municipais em 6 de outubro de 2024, com um possível segundo turno em 27 de outubro.

Eduardo Paes (PSD), atual prefeito da capital fluminense, buscará a reeleição. Ele iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia, sendo posteriormente eleito vereador e deputado federal. Paes foi prefeito do Rio entre 2009 e 2016, retornando após vencer as eleições de 2020 pelo Democratas e migrando para o PSD em 2021, agora sendo pré-candidato à reeleição em 2024.

Pedro Duarte (Novo), vereador nascido em Duque de Caxias, é o pré-candidato do Novo. Com formação em Direito e pós-graduação em gestão pública, preside a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal e foi escolhido pelo partido para concorrer à prefeitura.

Tarcísio Motta (PSOL), deputado federal nascido em Petrópolis, é presidente do diretório municipal do PSOL e concorrerá à prefeitura em 2024. Com formação em História, lecionou e ocupou cargos públicos, sendo eleito deputado federal nas eleições de 2022.

Doutor Luizinho (PP), médico ortopedista de Nova Iguaçu, ex-secretário estadual de Saúde, e atual deputado federal, pode ser candidato à prefeitura. Ex-vice-presidente do Cosems RJ, assumiu cargos importantes na área de saúde.

Dani Balbi (PCdoB), deputada estadual, militante LGBTQIA+ e professora universitária, é pré-candidata pelo PCdoB. Eleita em 2022, foi a primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Otoni de Paula (MDB), pastor evangélico, cantor gospel e deputado federal, figura como possível candidato do MDB. Com trajetória em diferentes partidos, foi reeleito em 2022 e é conhecido por sua atuação polêmica e críticas ao Supremo Tribunal Federal.

Imagem: Reprodução/Agência Globo