Apenas 9 cidades de Minas Gerais poderão ter 2° turno nas Eleições 2024
Nas eleições municipais deste ano, marcadas para o mês de outubro, somente nove cidades mineiras poderão ter um segundo turno caso não haja um vencedor ainda no primeiro dia de votação. Isso porque, para ter uma segunda data, o município precisa ter um número específico de eleitores aptos a votarem.
Saiba mais detalhes e veja os motivos determinados pela Justiça.
Menos de 10 cidades mineiras poderão ter 2° turno nas Eleições 2024
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter um segundo turno nas eleições. Por isso, no estado de Minas Gerais, apenas nove estão entre as 96 cidades brasileiras onde pode haver um segundo dia de votação nas eleições.
Na relação do TSE, estão 26 capitais e outros 70 municípios espalhados pelos diversos estados brasileiros. Em Brasília, uma vez que não há os cargos de prefeito e vice-prefeito, não existe segundo turno. Assim, todos os cargos da capital federal são escolhidos nas eleições gerais.
Confira quais são as cidades mineiras que poderão ter segundo turno:
- Belo Horizonte;
- Betim;
- Contagem;
- Governador Valadares;
- Juiz de Fora;
- Montes Claros;
- Ribeirão das Neves;
- Uberaba;
- Uberlândia.
Lembrando que, neste ano, as eleições municipais estão marcadas para acontecer no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês como tradicionalmente já acontece. Já em caso de indefinição no primeiro turno, uma nova votação está prevista para o dia 27 do mesmo mês, último domingo de outubro.
Também é válido pontuar que o segundo turno só existe na disputa de cargos do Executivo, ou seja, para prefeito e vice-prefeito. Vale destacar ainda que, desde a redemocratização, a população de Belo Horizonte só participou da segunda votação para eleger seus prefeitos cinco vezes (2016, 2008, 2000, 1996 e 1992).
Imagem: Reprodução/Agência Brasil