Quem deve concorrer à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024? Veja possíveis candidatos
Na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024, pelo menos sete candidatos despontam como possíveis concorrentes, embora o cenário ainda esteja sujeito a mudanças devido às articulações políticas em curso.
Candidatos em Destaque para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas Eleições de 2024
O atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), planeja buscar a reeleição com o respaldo do presidente Lula (PT). Já o governador Cláudio Castro (PL) anunciou seu apoio ao deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin, após inicialmente considerar o deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), que desistiu da candidatura.
Com a desistência de Luizinho, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) busca consolidar seu nome como candidato pelo partido. Além disso, Novo e PCdoB lançaram seus pré-candidatos, o vereador Pedro Duarte e a deputada estadual Dani Balbi, respectivamente. O MDB avalia o nome de Otoni de Paula, enquanto o PSOL anunciou Tarcísio Motta como pré-candidato.
O general Walter Braga Netto, apadrinhado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que figurava entre os cotados, foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eduardo Paes, atual prefeito, busca a reeleição pelo PSD. Com uma trajetória que iniciou na Juventude Cesar Maia nos anos 90, Paes passou por diversas posições políticas, inclusive sendo prefeito de 2009 a 2016, voltando ao cargo em 2020, dessa vez filiado ao Democratas e, posteriormente, migrando para o PSD em 2021.
Dani Balbi, do PCdoB, é uma militante LGBTQIA+, professora universitária e deputada estadual. Com mestrado e doutorado em Ciência da Literatura, foi eleita em 2022, tornando-se a primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Marcelo Queiroz, do PP, eleito o deputado federal mais votado em 2022, busca viabilizar sua candidatura a prefeito após a desistência de Doutor Luizinho. Com formação em Direito, atuou como vereador e secretário em diferentes áreas na Prefeitura do Rio.
Otoni de Paula, pastor evangélico e deputado federal pelo MDB, é mais um possível concorrente. Figurou como líder do governo Bolsonaro na Câmara, sendo réu em um processo no Supremo por difamação, injúria e coação de membros da Corte.
Pedro Duarte, vereador do Novo, é formado em Direito e pós-graduado em gestão pública. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, é o pré-candidato escolhido pelo Novo.
Imagem: Reprodução/Diário do Rio