Governo de MG anuncia aplicação de vacina contra a dengue
Nesta terça-feira (23), o Governo de Minas Gerais confirmou que a aplicação da vacina contra a dengue começa em fevereiro para grupos e cidades específicas. O imunizante foi produzido por um laboratório japonês e será aplicado em um cenário de crescimento no número de casos da doença pelo estado.
Saiba mais detalhes sobre o anúncio.
Governo de Minas confirma vacina contra a dengue em fevereiro
O secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, confirmou, nesta terça-feira (23), que a aplicação da vacina contra a dengue deve começar em fevereiro. Inicialmente, será destinada a adolescentes entre 10 e 14 anos moradores de cidades mineiras com alta incidência da doença.
De acordo com o titular da pasta, a aplicação será feita com o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório japonês Takeda. Há cerca de um mês, essa vacina foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (SUS) e já pode começar a ser aplicada.
Já em relação ao número de municípios brasileiros contemplados com as doses da vacina, o secretário afirmou que existe a expectativa de que a maioria das 500 cidades que receberão o imunizante sejam de Minas Gerais, uma vez que é o estado com o maior número de casos registrados da doença atualmente.
“Na covid, recebíamos em torno de 10% das doses que chegavam ao país. Mas, na dengue, eu acredito que será bem maior que isso, porque, provavelmente, oito estados não receberam dose por não terem incidência alta. Minas destaca com maior número de doses, então deve ter uma proporção maior”, disse.
Vale ressaltar que, somente na primeira quinzena de janeiro, o estado registrou uma alta de 774% no número de casos de dengue. Até o momento, são 11.490 casos confirmados, um óbito e outros 14 ainda em investigação.
Imagem: Reprodução/Freepik